Contabilidade de Alto Desempenho

Bosquejo Histórico

Até meados do século XX, no Brasil, a Contabilidade, para os Empresários, tinha aplicação fiscal apenas, ou seja, só servia para apresentar aos órgãos fiscalizadores formulários que informassem os detalhes das movimentações de mercadorias e serviços e do resultado econômico de uma empresa, assim como a forma de cálculo de Tributos e Contribuições. Ficava a cargo do Departamento de Finanças a elaboração de todos indicadores e relatórios de desempenho. Porém esta prática mostrou-se ineficaz devido a complexidade de se explicar, a partir dos registros do Departamento de Finanças, as origens e aplicações dos recursos financeiros, e pela disparidade entre os relatórios financeiros e os da apuração dos tributos, por exemplo.

Por que mudou?

Com o advento da informática, passamos a viver num mundo cada vez mais conectado, através das tecnologias da informação, e toda a sociedade teve de se adaptar à nova realidade. Estamos todos passando por um período de grandes transformações sociais, económicas, políticas e culturais, que resultam num processo de reestruturação produtiva. Nas organizações, essa reestruturação materializa-se através do processo de racionalização organizacional e técnicas que se incorporam ao ambiente empresarial, à novas tecnologias e a novos modelos de gestão.

Contabilidade de Alto Desempenho

Quais as vantagens?

Desta necessidade de consistência entre estas duas informações é que nasceu a Contabilidade de Alto Desempenho. Paulatinamente as grandes corporações foram buscando técnicas e tecnologias que permitissem o aumento exponencial do desempenho da contabilidade, passando a utilizar em suas reuniões de desempenho, não mais os relatórios financeiros, mas sim os relatórios com base na confiável escrituração contábil.

Como é feita?

Na Contabilidade de Alto Desempenho busca-se principalmente a validação e registro do fato contábil no menor prazo possível, proporcionando, não apenas um fechamento contábil devidamente conciliado entre o segundo e o quinto dia útil subsequente ao mês do fechamento, como também a posição em tempo real no decorrer do período observado. Para tanto, é preciso adotar uma visão panorâmica do Contas a Pagar, Contas a Receber, Tesouraria, Estoques, Escrita Fiscal, Departamento de Pessoal, Investimentos e Ativo Permanente para conferir acurácia aos relatórios.

Quais os desafios?

Talvez o maior desafio da Contabilidade de Alto Desempenho seja exatamente a harmonização das informações entre as fontes e o aprimoramento das políticas de importância e urgência.

Como podemos ajudar

Conte com nosso expertise para lhe auxiliar a melhorar a qualidade das informações e o desempenho das equipes através de métodos ágeis que pode resultar na distribuição de pequenas tarefas entre os setores.


Gostou do artigo? Por que não o compartilha nas suas redes sociais?

Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar.