Gestão Avançada

É possível que em uma determinada fase da existência de uma companhia, ela deva se adequar a nova gestão dos capitais, ajustando-a as suas necessidades em particular. Somos especializados em auxiliar estas empresas em sua transição. Após a realização do Diagnóstico Organizacional é definido o foco, ou combinação de focos de gestão, a estratégia, a tática e as formas de medição e divulgação dos resultados e índices entre os stakeholders.

Focos de Gestão

A Gestão pode estar focada em cinco elementos primários ou na combinação destes, que são:

Focos de Gestão

Estratégia

O Planejamento Estratégico consiste em adequar os recursos disponíveis ou vindouros aos objetivos da empresa. Para tanto é preciso se utilizar de Tecnologias e Metodologias apropriadas, além de promover a mudança de cultura das pessoas e da liderança, quando for o caso.

Preparação

Inicia-se realizando uma análise das oportunidades e ameaçaas, bem como dos pontos fortes e fraquezas, através de uma matriz SWOT - Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades), Threats (Ameaças). Em seguida é feita pesquisa no ambiente organizacional sobre a Identidade Institucional.

Objetivos

Estabelecer e divulgar a Missão (o que fazemos), a Visão (aonde queremos chegar) e os Valores (quais as condições inegociáveis), pelos quais serão pautados os objetivos organizacionais. Definir o Mapa Estratégico para então serem estabelecidas as metas estratégicas (métricas financeiras, de vendas, de marketing, de recursos humanos, etc) a serem conquistadas para o cumprimento dos objetivos estratégicos.

Entregas

Em via de regra, o Planejamento Estratégico é o responsável pela deflagração de outros projetos, que servirão de ferramenta para o atingimento dos objetivos estabelecidos. Estes podem ser Budget, Planejamento Tributário, Mapeamento e Gerenciamento de Processos, Plano de Sucessão Familiar, dentre outros.

Tática

Consiste no método para realizar com primazia um objetivo. É a materialização de uma estratégia definida, ou seja, é preciso ser assertivo nas táticas para atingir a estratégia escolhida. Por este motivo é preciso que se tenha um Planejamento Tático de Gestão bem definido e alinhado ao Planejamento Estratégico.

Aonde usar

As Táticas são executadas no Ambiente Externo e são criadas para orientar os meios de atingimento dos objetivos estratégicos. Podem ser Campanhas de Marketing, lançamento de novos produtos, contratação de pessoal, aquisição de equipamentos, requerimento de patentes, etc.

Exemplo de uso

Para fomentar as demandas no mercado as Táticas são alinhadas à realidade do consumidor para atingir seus objetivos de forma direta, com efetividade e assertividade.

O resultado do Planejamento Estratégico determinou um aumento nas vendas na casa dos 20%. Desta maneira, a equipe de Marketing diagnosticou que a Região B de sua cidade não possui distribuição do seu produto ou equivalente na região. Informado da questão, o Gerente de Vendas, que faz uma requisição de pessoal para equipe de campo na Região B, junto ao Recursos Humanos, depois de confirmar o que fora negociado e projetado na elaboração das Premissas Orçamentárias daquele exercícicio social.

Medição

Ter medições confiáveis e que apresentem resultados válidos é o primeiro passo para mensurar o resultado da Consultoria em Gestão Avanaçada, projetos da Controladoria em andamento e inclusive a execução do Planejamento Orçamentário. Para esse fim é usado o Balanced Score Card - BSC

Aferição

Uma medição de baixa qualidade pode induzir a Alta Administração à avaliações incorretas e, consequentemente, a uma tomada de decisão equivocada, de forma que possa impactar diretamente na execução do Plano Orçamentário e das Projeções de Fluxo de Caixa.

Métodos de Medição

Seja qual for o investimento, é fundamental que sejam feitas medições sistemáticas para verificar o Retorno do Investimento (ROI). A despeito da oferta de inúmeras soluções no mercado, especialmente voltadas para a melhoria da qualidade das medições e geração de índices, algumas corporações optam por fazer customização de software, e outras ainda preferem desenvolver suas aplicações internamente, criando sob a égido do Departamento de Tecnologia da Informação o Setor de Desenvolvimento de Soluções.

Webster Moitinho

Postado em 31/12/1969 09:00hs


Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Tortor at risus viverra adipiscing. Non quam lacus suspendisse faucibus interdum posuere. At ultrices mi tempus imperdiet nulla malesuada pellentesque. Sit amet porttitor eget dolor morbi non. Leo integer malesuada nunc vel risus commodo viverra maecenas accumsan. Nunc lobortis mattis aliquam faucibus purus. Mattis enim ut tellus elementum sagittis. Vitae semper quis lectus nulla at volutpat. Egestas sed tempus urna et. At volutpat diam ut venenatis tellus in metus vulputate eu. In aliquam sem fringilla ut morbi tincidunt augue interdum velit. Tempus urna et pharetra pharetra massa massa ultricies mi. Nec feugiat in fermentum posuere urna nec tincidunt. Velit sed ullamcorper morbi tincidunt ornare massa eget. Lacus luctus accumsan tortor posuere ac.

Webster Moitinho

Postado em 31/12/1969 09:00hs


tonho

Gostou do artigo? Por que não o compartilha nas suas redes sociais?

Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem.