Gerenciamento por indicadores

em produtos tagg gestao, indicadores, kpi, qualidade

Através de análises adequadas, os indicadores podem mostrar instantaneamene e em longo prazo, o comportamento de de um item analisado. São utilizados para entender prontamente o estado do item e como ele irá evoluir, além de prever crises e remediá-las.

Pode-se usar medição de indicadores em qualquer área da vida. Por exemplo: um aluno com elevado número de faltas e notas baixas, pode indicar baixo nível de interesse deste tipo de aluno naquele estilo de ensino. Os indicadores analisados foram a frequência e as notas daquele aluno especificamente

Porém, todo projeto importante não deve deixar de contemplar vários tipos de indicadores, para que se tenha uma clara visão do escopo, custos e entregas. Separamos alguns destes indicadores em quatro grandes grupos:

Indicadores da Operação

Buscam monitorar o Cost Performance Index - CPI (custo) e o Schedule Performance Incex - SPI (tempo de execução) do projeto. Devem ser monitorados diariamente e serão os responsáveis pela avaliação da qualidade.

Indicadores de Performance

Medem essencialmente a capacidade de se cumprir as diferentes etapas dos projetos dentro dos custos e prazos previstos. Neste grupo se encontra o Return of Investment - ROI, o Cost Performance Index - CPI (custo) e comprometimento de pessoal.

Indicadores de Efetividade

Tem como principal objetivo medir os benefícios de um determinado projeto implantado. Só é possível utilizar este tipo de indicador após concluído o projeto. Ao final do projeto são feitas perguntas sobre o atingimento dos objetivos do projeto, melhoria do produto, melhoria da imagem do produto, redução de custos, fidelização de cliente e outros aspectos.

Indicadores de Objetivo

Medem os resultados em longo prazo do projeto e sua colaboração para o todo da organização. Medem os resultados praticos do projeto e só podem ser medidos após transcorrido o período de maturidade estabelecido.

 


Voltar   Interessado?