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Em determinado momento da trajetória da empresa, é possível que sejam apresentadas demandas extraordinárias como: forças-tarefa para eliminar atrasos em processamentos e tratamento da informação; mutirão para migração cadastros e operações intersistemas para substituição do ERP; e/ou pesquisa e fornecimento de dados e informações sobre um assunto de interesse para uma tomada de decisão. Além disso, é possível que a empresa trace uma estratégia de foco em seus negócios, preferindo terceirizar alguns setores da companhia como administração geral, controladoria, contabilidade, tributos, folha de pagamento,tecnologia da informação, etc. Através das Assessorias também podemos tomar aconselhamento e assistência sobre uma área específica. O Assessor deve busca empregar o seu conhecimento e experiência para construir planos personalizados que visem atingir às metas de cada cliente.
O trabalho da Assessoria Outsourcing visa assistir ao cliente em suas demandas permanentes, sazonais e/ou extraordinárias. Através da Assessoria é transmitido o conhecimento específico, orientando e esclarecendo o cliente em questões relacionadas com cada área de especialização. Pode ser utilizada em empresas de qualquer porte ou atividade, de Prestadores de Servicos a Comércio Varejista, de Atacadistas a grandes Empresas de Logística, de Entidades Governamentais a ONGs (Organizações Não Governamentais).
Por mais que suas atividades se confundam, existem diferenças entre Assessoria e Consultoria. Quando se contrata os serviços de uma consultoria, a contratada deve fazer um levantamento completo da situação do cliente, emitindo o Relatório de Diagnóstico Organizacional, demonstrando as oportunidades de melhoria dos setores que foram analisados, evidenciando as possíveis alternativas através consagradas ferramentas de gestão, como o Diagrama de Ishikawa, Diagrama de Pareto e o Relatório de Maturidade de Processos por exemplo.
É preciso que seja definido de antemão, quais as áreas serão passíveis de serem assessoradas. Também é de suma importância para o sucesso do projeto que os colaboradores estejam envolvidos e comprometidos com os resultados almejados. As informações fornecidas devem ser claras e diretas e a assessoria deve ter livre acesso à documentação pertinente à sua área de especialidade. Em alguns casos trabalhos podem ser feitos remotamente ou in loco, nas instalações designadas pela contratante.
Na busca por fatias mais significativas em sua área de atuação, algumas corporações preferem não se envolver em certos aspectos empresariais que não pertecem ao seu expertise, direcionando todos os seus esforços para a operação em si, e assim especializando-se cada vez mais no seu segmento de mercado. Desta maneira, estes gestores preferem delegar alguns setores da companhia a Empresas de Assessoria Empresarial mais sérias disponíveis no mercado, o que lhes oferece a custos relativamente baixos, a excelência também nestes setores.
É do conhecimento de todos os empresários brasileiros a complexidade dos impostos, taxas e contribuições exigidas das empresas pelas diferentes esferas governamentais (federal, estadual, municipal e previdenciária), bem como das Associações de classe e Obrigações Societárias. Some-se a isso os inúmeros informes, relatórios e declarações que estes órgãos, sejam públicos, privados ou ainda mesmo internos, exigem mensalmente. O desconhecimento dos meandros legais podem acarretar problemas e multas aos desavisados.
Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tibutário - IBPT, no Brasil são criadas quarenta e seis novas regras de tributos por dia útil. São mais de 320.000 (trezentas e vinte mil) normas tributárias criadas desde 1988, o que torna a especialização neste setor uma questão estratégica e mandatória. Segundo estabelece o art. 3º da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (Decreto-lei 4.657, de 4 de setembro de 1942), " Ninguém se escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece", aonde se aplica a a presunção legal absoluta acerca do conhecimento da lei.
Em busca de melhores desempenhos, as companhias precisam de suas informações de desempenho o quanto antes para que a tomada de decisão sejam definida e aplicada dentro do timing propício para poder aproveitar o cenário econômico ou outra oportunidade que possa ser aproveitada. Em via de regra, a ausência de um sistema ERP com alto índice de usabilidade pode explicar a deficiência deste setor. Porém há casos em que, a depender do dinamismo da corporação, seja necessária a implantação da Contabilidade de Alto Desempenho, seja através de treinamentos sistemáticos ou seja pela sua terceirização (outsourcing).
As atualizações em tecnologia surgem todos os dias numa velocidade vertiginosa. Grandes empresas de todos os segmentos de mercado sabem há muitas décadas que seu diferencial em relação à concorência pode vir da adoção destas tecnologias o quanto antes, melhorando seus produtos, prazos e até mesmo a relação com seus Clientes. Por isso mantêm em seu staff, profissionais formados em faculdades de primeira linha. Além disso, uma equipe completa de TI é composta de Gestores de Redes, Administradores de Banco de Dados, de Infraestrutura Computacional, de Segurança da Informação, Manutenção de hardwares, Suporte a softwares, dentre outros.
De acordo com a Associação Brasileira de Serviços de Apoio Administrativo (Abrapsa), terceirização da Administração Geral já é uma tendência entre as empresas pois a prima pela melhoria e o aperfeiçoamento dos processos internos a partir da seleção e contratação de empresas consagradas no mercado, que possam agregar inovação, agilidade, qualidade, confiabilidade e segurança, agregando valor a estratégia do negócio do contratante, através de processos, pessoas e tecnologias. Por exemplo, nos Estados Unidos cerca de 35% da folha de pagamento das empresas é terceirizada. Nossos serviços de outsourcing para a Administração Geral inclui, dentre outras atividades, a preparação de fluxo de caixa, previsões e análises, controle e processamento de documentos para apuração de tributos, contas a receber, posição de clientes, de contas a pagar e posição de fornecedores, entre outros.
Mary Santos
2023-04-22 12:16:04
Grandes experiências vêm do cuidado com os pequenos detalhes.