Gestão Avançada

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Independente do ramo, tamanho ou segmento de mercado, todas as empresas devem se manter atualizadas, quer seja em legislação, mercado, concorrência ou técnicas de gestão. Todo e qualquer tipo de pessoa jurídica tem de ter em mente que o desconhecimento de tal legislação, fato, regra, acontecimento ou novas tecnologias, não o isentará dos impactos negativos ocasionados por esta omissão.

Para a devida execução de uma boa e moderna gestão, é preciso manter equipes completas de Direito Tributário, Marketing, Estatística e Gestão Profissional. Grandes corporações mantém em seu quadro de funcionários toda uma hierarquia em cada uma dessas áreas do conhecimento, mas como implantar estas boas práticas em escala para Médias, Pequenas e Microempresas? Mesmo grandes corporações não costumam internar todas as instâncias destas funções, optando pela contratação de Consultorias. Não é de fato necesário manter nenhuma dessas equipes mencionadas ou, pelo menos, não completas. Bons escritórios de consultoria podem ser contratados para executar a totalidade ou parte das seguintes tarefas:


Ao mesmo tempo em que uma gestão profissionalizada traz diversos benefícios, o grande desafio consiste em implantá-la e mantê-la em funcionamento. Este último fator depende, tanto da eficiência na comunicação interna, quanto na capacidade que a Alta Gestão de promover as mudanças necessárias dentro do prazo necessário. Para a condução de uma gestão eficiente, é preciso estar atentos aos quatro aspectos de cada tomada de decisâo: Foco, Estratégia, Tática e Medição.

Focos de Gestão

A Gestão pode estar focada em cinco elementos primários ou na combinação destes, que são:

Focos de Gestão

Estratégia

O Planejamento Estratégico consiste em adequar os recursos disponíveis ou vindouros aos objetivos da empresa. Para tanto é preciso se utilizar de Tecnologias e Metodologias apropriadas, além de promover a mudança de cultura das pessoas e da liderança, quando for o caso.

Preparação

Inicia-se realizando uma análise das oportunidades e ameaçaas, bem como dos pontos fortes e fraquezas, através de uma matriz SWOT - Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades), Threats (Ameaças). Em seguida é feita pesquisa no ambiente organizacional sobre a Identidade Institucional.

Objetivos

Estabelecer e divulgar a Missão (o que fazemos), a Visão (aonde queremos chegar) e os Valores (quais as condições inegociáveis), pelos quais serão pautados os objetivos organizacionais. Definir o Mapa Estratégico para então serem estabelecidas as metas estratégicas (métricas financeiras, de vendas, de marketing, de recursos humanos, etc) a serem conquistadas para o cumprimento dos objetivos estratégicos.

Entregas

Em via de regra, o Planejamento Estratégico é o responsável pela deflagração de outros projetos, que servirão de ferramenta para o atingimento dos objetivos estabelecidos. Estes podem ser Budget, Planejamento Tributário, Mapeamento e Gerenciamento de Processos, Plano de Sucessão Familiar, dentre outros.

Tática

Consiste no método para realizar com primazia um objetivo. É a materialização de uma estratégia definida, ou seja, é preciso ser assertivo nas táticas para atingir a estratégia escolhida. Por este motivo é preciso que se tenha um Planejamento Tático de Gestão bem definido e alinhado ao Planejamento Estratégico.

Aonde usar

As Táticas são executadas no Ambiente Externo e são criadas para orientar os meios de atingimento dos objetivos estratégicos. Podem ser Campanhas de Marketing, lançamento de novos produtos, contratação de pessoal, aquisição de equipamentos, requerimento de patentes, etc.

Exemplo de uso

Para fomentar as demandas no mercado as Táticas são alinhadas à realidade do consumidor para atingir seus objetivos de forma direta, com efetividade e assertividade. O resultado do Planejamento Estratégico determinou um aumento nas vendas na casa dos 20%. Desta maneira, a equipe de Marketing diagnosticou que a Região B de sua cidade não possui distribuição do seu produto ou equivalente na região. Informado da questão, o Gerente de Vendas, que faz uma requisição de pessoal para equipe de campo na Região B, junto ao Recursos Humanos, depois de confirmar o que fora negociado e projetado na elaboração das Premissas Orçamentárias daquele exercícicio social.

Medição

Ter medições confiáveis e que apresentem resultados válidos é o primeiro passo para mensurar o resultado da Consultoria em Gestão Avanaçada, projetos da Controladoria em andamento e inclusive a execução do Planejamento Orçamentário. Para esse fim é usado o Balanced Score Card - BSC

Aferição

Uma medição de baixa qualidade pode induzir a Alta Administração à avaliações incorretas e, consequentemente, a uma tomada de decisão equivocada, de forma que possa impactar diretamente na execução do Plano Orçamentário e das Projeções de Fluxo de Caixa.

Métodos de Medição

Seja qual for o investimento, é fundamental que sejam feitas medições sistemáticas para verificar o Retorno do Investimento (Return Over Investment - ROI). A despeito da oferta de inúmeras soluções no mercado, especialmente voltadas para a melhoria da qualidade das medições e geração de índices, algumas corporações optam por fazer customização de software, e outras ainda preferem desenvolver suas aplicações internamente, criando sob a égido do Departamento de Tecnologia da Informação o Setor de Desenvolvimento de Soluções.

Webster Moitinho
2023-03-04 09:45:55



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Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem.