Tempo de leitura: 22min
Independente do ramo, tamanho ou segmento de mercado, todas as empresas devem se manter atualizadas, quer seja em legislação, mercado, concorrência ou técnicas de gestão. Todo e qualquer tipo de pessoa jurídica tem de ter em mente que o desconhecimento de tal legislação, fato, regra, acontecimento ou novas tecnologias, não o isentará dos impactos negativos ocasionados por esta omissão.
Para a devida execução de uma boa e moderna gestão, é preciso manter equipes completas de Direito Tributário, Marketing, Estatística e Gestão Profissional. Grandes corporações mantém em seu quadro de funcionários toda uma hierarquia em cada uma dessas áreas do conhecimento, mas como implantar estas boas práticas em escala para Médias, Pequenas e Microempresas? Mesmo grandes corporações não costumam internar todas as instâncias destas funções, optando pela contratação de Consultorias. Não é de fato necesário manter nenhuma dessas equipes mencionadas ou, pelo menos, não completas. Bons escritórios de consultoria podem ser contratados para executar a totalidade ou parte das seguintes tarefas:
Ao mesmo tempo em que uma gestão profissionalizada traz diversos benefícios, o grande desafio consiste em implantá-la e mantê-la em funcionamento. Este último fator depende, tanto da eficiência na comunicação interna, quanto na capacidade que a Alta Gestão de promover as mudanças necessárias dentro do prazo necessário. Para a condução de uma gestão eficiente, é preciso estar atentos aos quatro aspectos de cada tomada de decisâo: Foco, Estratégia, Tática e Medição.
A Gestão pode estar focada em cinco elementos primários ou na combinação destes, que são:
O Planejamento Estratégico consiste em adequar os recursos disponíveis ou vindouros aos objetivos da empresa. Para tanto é preciso se utilizar de Tecnologias e Metodologias apropriadas, além de promover a mudança de cultura das pessoas e da liderança, quando for o caso.
Estabelecer e divulgar a Missão (o que fazemos), a Visão (aonde queremos chegar) e os Valores (quais as condições inegociáveis), pelos quais serão pautados os objetivos organizacionais. Definir o Mapa Estratégico para então serem estabelecidas as metas estratégicas (métricas financeiras, de vendas, de marketing, de recursos humanos, etc) a serem conquistadas para o cumprimento dos objetivos estratégicos.
Em via de regra, o Planejamento Estratégico é o responsável pela deflagração de outros projetos, que servirão de ferramenta para o atingimento dos objetivos estabelecidos. Estes podem ser Budget, Planejamento Tributário, Mapeamento e Gerenciamento de Processos, Plano de Sucessão Familiar, dentre outros.
Ter medições confiáveis e que apresentem resultados válidos é o primeiro passo para mensurar o resultado da Consultoria em Gestão Avanaçada, projetos da Controladoria em andamento e inclusive a execução do Planejamento Orçamentário. Para esse fim é usado o Balanced Score Card - BSC
Uma medição de baixa qualidade pode induzir a Alta Administração à avaliações incorretas e, consequentemente, a uma tomada de decisão equivocada, de forma que possa impactar diretamente na execução do Plano Orçamentário e das Projeções de Fluxo de Caixa.
Seja qual for o investimento, é fundamental que sejam feitas medições sistemáticas para verificar o Retorno do Investimento (Return Over Investment - ROI). A despeito da oferta de inúmeras soluções no mercado, especialmente voltadas para a melhoria da qualidade das medições e geração de índices, algumas corporações optam por fazer customização de software, e outras ainda preferem desenvolver suas aplicações internamente, criando sob a égido do Departamento de Tecnologia da Informação o Setor de Desenvolvimento de Soluções.
Webster Moitinho
2023-03-04 09:45:55
Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem.