Tempo de leitura: 5min
Num mundo de incertezas, flutuações de moedas e do mercado, antecipar indicadores de desempenho pode ascender um alerta sobre possíveis ameaças à expectativa de lucratividade da organização, possibilitar o planejamento de investimentos e evidenciar necessidades de capital em determinado período. Também conhecido na Controladoria como budget busca antecipar a leitura dos indicadores de Receitas, Custos e Despesas e é uma das mais importantes ferramentas para a tomada de decisão. Para tanto, deve ser baseada em dados e fatos para que haja o máximo de assertividade no planejamento. Sua implantação requer profundos conhecimentos do setor, do mercado, das legislações tributárias e estabelecimento de uma consitente política de remuneração variável de seus colaboradores.
Para que se possa antecipar resultados, é preciso "quebrar" o orçamento empresarial em orçamentos menores como o Orçamento Operacional, que é composto de Orçamento de Vendas, Orçamento de Produção (para indústrias), Orçamento Estoques e Orçamento de Despesas Operacionais. Além disso, também deve fazer parte do Plano Orçamentário, o Orçamento de Investimentos, Fuxo de Caixa Projetado, Balanço Patrimonial Projetado e a Demonstração do Resultado do Exercício Projetada.
São feitas análises das oscilações do mercado, sazonalidade, popularidade da marca (market share), força de vendas, lançamentos/descontinuidade de produtos/mercadorias, plano de investimentos, níveis de estoques, idade média dos estoques por grupo de produtos, taxas de captação de recursos (taxas de juros), rentabilidade de aplicações financeiras, giro e absorção dos estoques, política de compra/venda e despesas fixas por tipo e seus reajustes futuros.
Inicialmente é criada a Matriz Orçamentária por Centro de Resultado, Unidade Produtiva ou outra divisão que possa ser analisada por um gestor desta segmentação. Em seguida são levantados valores históricos de cada linha da Matriz Orçamentária dos últimos anos. O próximo passo é a negociação da metas orçamentárias com estes gestores, de modos que estes resultados projetados para o futuro possam conduzir a organização aos seus objetivos estratégicos.
Victurs Caesar
2023-04-10 09:46:54
Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar.